sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Atlantica levanta R$ 1 bi para 18 hotéis

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Annie Morrisey, da Atlantica, diz que a rede tem a meta de arrecadar mais R$ 1 bilhão para construir 18 hotéis até 2014

Duas grandes redes hoteleiras que operam marcas internacionais, a brasileira Atlantica Hotels e a espanhola Sol Meliá, deverão movimentar R$ 2,6 bilhões para a construção de 40 hotéis até a realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

Somente a Atlantica pretende levantar entre investidores R$ 2 bilhões para a construção de 36 hotéis no país. Destes, 18 contratos, equivalentes a R$ 1 bilhão, já foram assinados. A rede atual tem 76 empreendimentos com bandeiras como Radisson, Go In, Comfort e Quality.

A Sol Meliá, por sua vez, tem planos de alavancar R$ 600 milhões para quatro empreendimentos no país. Atualmente, a empresa espanhola tem 14 unidades no mercado brasileiro e inicia em março a construção de um complexo hoteleiro na Bahia. Esse projeto envolve R$ 750 milhões.

"Os recursos serão levantados entre fundos de investimento, imobiliárias e pessoas físicas que queiram investir em hotéis", afirma a vice-presidente de vendas e marketing da Atlantica, Annie Morrisey.

De acordo com ela, os 36 novos empreendimentos correspondem a 6,2 mil quartos. Serão criados, em quatro anos, 2.800 empregos diretos.

"Os investimentos serão destinados a projetos de novos hotéis ou na reforma interna de imóveis com a preservação da fachada externa", diz o vice-presidente da Sol Meliá Brasil, Rui Manuel Oliveira.

O executivo conta que as obras da primeira fase de um projeto de R$ 750 milhões para um complexo hoteleiro na Bahia começarão em meados de março. Nessa etapa, que envolve um hotel de alto padrão com 225 quartos, estão sendo aplicados R$ 150 milhões pela própria Sol Meliá, com apoio de financiamento bancário.

A conclusão do complexo está prevista para os próximo oito anos. Ele prevê 2.800 quartos de hotel, 500 casas residenciais, 1,4 mil apartamentos residenciais, centro de convenções e campo de golfe, entre outros atrativos. Os R$ 600 milhões restantes para o projeto serão obtidos entre potenciais investidores.

Tanto a Atlantica quanto a Sol Meliá comemoram bons desempenhos no ano passado. As vendas da Atlantica somaram R$ 473,6 milhões em 2010, o que representou um crescimento de 26% na comparação com o ano anterior. Para 2011 a projeção alcança 20% de expansão. A ocupação dos hotéis aumentou 10% e a diária média teve reajuste de 8%.

A Sol Meliá teve aumento de 25% no faturamento do ano passado, em relação a 2009, no Brasil. O valor, no entanto, não é divulgado pela empresa. A ocupação dos imóveis registrou crescimento de 15%. A diária média nos hotéis da rede teve reajuste médio de 15% em 2010.

"Como há crescimento de demanda, é natural que o preço suba", afirma Oliveira.
Alberto Komatsu | De São Paulo / Ana Paula Paiva/Valor /21/01/2011

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