segunda-feira, 18 de abril de 2011

Piauí prevê incremento de 40% da venda de joias na Copa do Mundo

Localizada a 220 km da capital Teresina, ao norte do Estado do Piauí, a cidade Pedro II envolve, hoje, 35 lojas especializadas na venda de peças da pedra preciosa opala, além da produção anual de 400 quilos de joias na região. Para os pequenos e médios empresários envolvidos junto à associação de joalherias da cidade, a chegada da Copa do Mundo no nordeste vai mudar o cenário econômico local, com perspectiva de crescimento na casa de 40% no ano do evento esportivo.

Por conta disso, e de uma demanda que indica crescimento de no mínimo 10% este ano, as joalherias já começaram a aumentar seu estoque e a contratar funcionários para acompanhar a economia do setor, que hoje movimenta R$ 2,5 milhões por ano. "Quando comecei o trabalho no ramo de joalheira, eu tinha oito funcionários. Hoje somos 18 pessoas na equipe", afirmou Juscelino Souza, dono da Áurea Joalheria, considerada a maior da cidade.

O empresário afirma que o mercado externo do ramo de peças preciosas é importante, tanto que costuma apresentar as suas peças em feiras de diversas regiões nos Estados Unidos, além de já ter participado de alguns eventos por toda a Europa. Sua loja faturou cerca de R$ 500 mil ano passado, e chega a vender em média 80 quilos de joias. "Temos perspectiva positiva para 2011, até em função de esperar que a crise na Europa termine", afirmou o executivo, que prevê passar de 100 quilos de peças produzidas este ano.

"Com esses funcionários e uma capacidade ampliada podemos atingir facilmente essa meta, e depois, para a Copa, precisaremos aumentar a compra opalas, além de contratar mais pessoal, o que não será um problema", declara Souza, que quer aumentar a quantidade de peças a serem exportadas e para isso resolveu que era hora de profissionalizar o trabalho. Hoje, as exportações representam pouco mais de 5% das vendas, sendo os turistas os maiores compradores. "80% de tudo que produzimos são comprados por turistas, brasileiros ou não", continuou. Desses, mais da metade é da classe C emergente.

"Antes, o público que consumia nossas joias era mais o público de classe A e B. Mas hoje, como a classe C está fazendo mais viagens, e entrando nas cidades como turista, podemos dizer que eles também entraram para o grupo da compra de joias", ponderou. As peças para a classe C, de acordo com Souza, são menores, mas igualmente delicadas. "Não precisamos mudar muito as peças para atender a classe emergente: diminuímos o tamanho da pedra preciosa para que o valor não fique tão alto, mas sem perder a graciosidade", diz.

Um dos motivos para essa atenção especial para a classe C também se deve à crise europeia, que segurou a vinda de turistas internacionais para o Piauí. "Quando uma crise começa, seja em casa ou em um país inteiro, as primeiras coisas que se corta são joias e viagens. Sofremos com a crise em 2008 e 2009, mas não paramos de crescer, justamente por nos adaptarmos ao novo perfil de turista, o da classe C", comentou o presidente da Áurea.

Com a loja montada há seis meses, a ex-dona de casa Osmarina Uchoa afirma vir colhendo os frutos de ter negócio próprio. Antes, a empresária fazia pequenos artesanatos em casa, mas agora nota um crescimento grande com a abertura de sua loja. "Comparando com meu lucro de seis meses atrás, posso dizer que crescemos mais de 200%", afirmou Uchoa, que preferiu não revelar números de faturamento, mas já fez previsão para 2011: "Queremos fechar o primeiro ano da loja com um crescimento de pelo menos 300% comparado com o que vendíamos apenas em casa", previu.

Proprietário da rede Ateliê da Prata, Antônio Mário de Oliveira Lima está com uma de suas duas unidades da joalheria em reforma para ampliação. "Estamos nos preparando para esse período de crescimento de turistas - o que virá em decorrência da Copa de 2014 - que deverá ser alavancado pelas várias obras federais de infraestrutura, que nos ajudarão a vender ainda mais peças", espera o empresário.

Com relação a novos nichos de mercado, os três empresários concordam: é preciso investir mais em enviar as peças a outros estados. "Mais do que vender para paulistas, cariocas e sulistas, nós pretendemos levar nossas peças até eles, na sua cidade natal", afirmou Souza. Outra dica é aproveitar as feiras de joias e bijuterias para levar as peças aos grandes centros. "Participei de feiras em Recife (PE), São Paulo e Brasília (DF). Mais do que fazer negócios na hora, valem os contatos e cartões que pegamos e geram encomendas e vendas futuras", completou Lima.

Valores

Cotada por quilate, o preço da opala, mais tradicional na região em função das minas de Pedro II, está valorizada no mercado. Conforme a qualidade da pedra, o grama varia de R$ 20 a R$ 300. "Nas lojas, para o consumidor final temos peças de R$ 30 a R$ 30 mil, já que depende da qualidade de peça encontrada", diz Souza, que já foi presidente do Sindicato do setor na cidade e estima que a chegada da Copa do Mundo valorizará também os preços. "Estaremos mais preparados para receber os turistas nas cidades do Piauí; até lá teremos novas tecnologias e os preços acompanharão", argumentou.

O mercado de joias também ganha destaque no calendário de eventos do maior centro financeiro do País, tanto que São Paulo vai receber, entre 26 e 27 de abril, no Centro de Convenções Frei Caneca, a segunda edição deste ano da feira de Bijoias SP, evento este que deverá reunir cerca de 200 expositores do segmento. A ideia deste encontro de negócios é inclusive aproveitar a comemoração do Dia das Mães e do Dia dos Namorados para apresentar tendências, enquanto o comércio de produtos do tipo é impulsionado pelas datas sazonais. A feira reúne lançamentos de bijuterias, acessórios, prata, aço e folheados. "Acreditamos no sucesso da edição do Dia das Mães, pois bijuterias e acessórios são opção de presente que combina com o estilo de cada mulher e expressa o sentimento de quem escolheu", crê a diretora da Bijoias, Vera Masi. "Os lojistas estão otimistas com o desempenho do varejo: este é o momento ideal para abastecer as lojas."
DCI 18.4.11

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